Você sabe quais são os principais termos do Marketing Digital? Aqueles que devem estar na ponta da língua para evitar confusões e não passar por apuros? Se não conhece, mas quer ficar por dentro do vocabulário marketeiro, fique por aqui.
Os principais termos do Marketing Digital
O Marketing Digital tem seu próprio vocabulário. Você já notou isso? É cheio de siglas, nomes e conceitos, sem falar nos canais, nas ferramentas, nas metodologias e nas estratégias.
E se você está interessado nessa área, precisa conhecer a maior parte deles, ou pelo menos os mais importantes. Afinal, sem esses termos o marketing não acontece. Mas, calma! Não precisa entrar em pânico. Nesse artigo, você irá descobrir quais são os principais termos do Marketing Digital e quais as explicações técnicas de cada um deles.
Conheça os principais termos do Marketing Digital
Antes de irmos direto aos termos, tem algo muito importante que você precisa fazer: salvar esta página no recurso de favoritos do seu computador, para manter sempre a mão. Porque acredite, esse artigo será uma mão na roda.
E não se acanhe em consultar aqui as informações, quando não estiver seguro do que cada termo, sigla e nomes querem dizer. Garanto a você que até os profissionais mais experientes consultam suas anotações de vez em quando.
Agora vamos ao que interessa. E vamos começar com as Siglas.
CAC - Custo de Aquisição de Clientes
Refere-se ao valor investido para transformar um Lead em cliente. Geralmente calculado na maioria das empresas pelas áreas de marketing e vendas. Para chegar ao Custo de Aquisição de Clientes (mensal, trimestral, anual) basta dividir o montante investido, pelo número de novos clientes do período avaliado.
CPA - Custo Por Aquisição
Muito comum no Marketing de Afiliados, esse é um formato que permite fazer o pagamento apenas sobre as aquisições realizadas. Para fazer esse cálculo basta dividir o custo da campanha pelo número de conversões.
CPL - Custo Por Lead
É o cálculo exclusivo do investimento na campanha e do número de cadastros ou Leads gerados por ela. Para chegar a esse cálculo, se divide um pelo outro na ordem apresentada.
CPC - Custo Por Clique
Um dos mais populares formatos de campanhas para publicidade on-line, refere-se ao valor que será pago por cada clique recebido no anúncio. Pode ser usada como métrica para fazer estimativa de lances, definições de orçamentos e cálculos de lucro.
CPM - Custo por mil impressões
Como o próprio nome já diz, trata-se do valor a ser pago por cada mil impressões do anúncio da sua campanha para o seu público.
CRM - Sigla em inglês para Customer Relationship Management
CRM se refere à gestão de relacionamento com o cliente, e trata-se de uma série de práticas e condutas realizadas com o objetivo fidelizar e satisfazer os clientes, mantendo um relacionamento saudável e duradouro. Nesse caso atua como ferramenta. Podendo ser usada também como tecnologia, como um Software que permite a gestão de relacionamento e o armazenamento de um volume de dados e informações.
CTR - Sigla em inglês para Click Through Rate
Um dos indicadores mais importantes do Marketing Digital, por contemplar diversos canais e estratégias, é a taxa de cliques obtida ao dividir o número de cliques recebidos pela quantidade de impressões do anúncio.
Ainda na divisão das siglas temos:
LTV - Valor Vitalício: visa indicar o lucro da empresa por cliente.
NPS - Net Promoter: metodologia para medir o índice de satisfação do cliente, indicando o nível de fidelidade.
ROAS: Retorno sobre o investimento em anúncios.
ROI - Retorno sobre o investimento: indicador de ganhos e perdas da empresa em suas ações de marketing.
Conheça os principais termos do marketing digital e suas explicações técnicas
Agora, falando sobre os termos, podemos tomar como os principais:
Engajamento: O nível de adesão da audiência ao que foi proposto, é analisado com base na somatória das interações (curtir, comentar, compartilhar, salvar).
Alcance: A quantidade de pessoas alcançadas por um conteúdo.
Frequência: Uma métrica importante na estratégia, pois mensura a quantidade de vezes, em média, que um mesmo anúncio foi mostrado para cada pessoa alcançada.
Impressões: Quantidade de vezes em que uma marca apareceu para uma pessoa.
Indicador de Performance (KPI): Pode ser um número ou um percentual de indicadores ou valores quantitativos que podem ser medidos, comparados e acompanhados, para medir o desempenho de uma campanha ou ação.
Métricas: Tudo aquilo que pode ser medido.
Conheça os principais Nomes do marketing digital e suas explicações técnicas
Já os principais nomes do Marketing Digital são:
Omnichannel: Estratégia que visa a integração de diferentes frentes, tanto on quanto offline.
Receita Recorrente (MRR): Uma métrica que objetiva calcular a previsão de ganho mensal da empresa.
Receita por recomendações: Ganho de novos clientes que chegaram por meio de recomendações.
Relevance Score: análise de relevância do anúncio atendendo aos critérios estabelecidos pela mídia.
Sessões no Site: uma ação executada por um usuário em seu Site ou Blog.
Share of Engagement: uma métrica que compara o engajamento das pessoas com sua marca e com a sua concorrente.
Share of Voice: é a análise do que as pessoas estão falando de você em relação aos seus concorrentes.
Saudabilidade: análise da classificação das menções recebidas na web.
Brand Lift: é o efeito direto que uma campanha de marketing tem sobre as interações do público com a marca (percepção e comportamento) ou o aumento da interação entre a marca e o seu público por meio de uma campanha.
Para finalizar, ainda temos:
Buyer Persona: um personagem que representa o cliente ideal de uma empresa.
Churn Rate: a taxa de cancelamento. Apura a quantidade de clientes perdidos em um determinado período em relação ao total que tinha em um mesmo espaço de tempo.
E aí, você conhecia todos esses termos, siglas e nomes apresentados aqui? É claro que não estão todos os termos do vocabulário marqueteiro. Mas certamente estão os mais comuns e também mais importantes para começar a compreender e a colocar em prática o Marketing Digital.
Esse artigo chegou ao final, mas o assunto Marketing Digital é muito mais amplo. Por isso, não deixe de ler os outros artigos já publicados aqui:
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