De tempos em tempos vemos a tecnologia avançar e muitas ferramentas de marketing digital serem criadas para otimizar as vendas e facilitar a vida das empresas.
Sabemos que as ferramentas do Google são extremamente úteis quando falamos em marketing digital certo?
Mas em um mundo veloz e sempre em transformação nem mesmo os recursos do Google são eternos meu amigo!
E assim, do dia para noite, ficamos sabendo que o Google Optimize vai acabar!
O anúncio que foi feito pelo próprio site no dia 20 de janeiro de 2023, comunicava que o Google Optimize vai ser descontinuado em 9 meses...
Portanto, ficamos sabendo que uma das ferramentas mais úteis e competentes para realizar testes A/B gratuitos em sites não funcionará mais em pouco tempo.
Mas calma! Pois estou aqui hoje para te trazer soluções e alternativas a partir das melhores ferramentas de marketing digital!
Bora acompanhar este artigo e se inteirar sobre o fim do Google Optimize e como viver (e bem!) sem ele.
Vamos juntos?
O Google Optimize faz parte do pacote de ferramentas de marketing digital oferecidas de graça pelo Google.
A função do Google Optimize é justamente otimizar a experiência do usuário nos meios digitais a partir da realização de testes nos sites das marcas e empresas.
Tal ferramenta atua de forma integrada ao Google Analytics, oferecendo a compreensão ágil e simples de como melhorar seu site, diagnosticando o que funciona melhor para seus visitantes.
Esse funcionamento inclui teste A/B google, multivariável e de redirecionamento, tornando a experiência do seu site mais personalizada para cada tipo de público.
Você deve estar se perguntando :“Rogério, e agora??? Como vou viver sem o Google Optimize?”
A resposta veio do próprio Google e eu vou explicar ela direitinho aqui para você:
Segundo o Google, testar e melhorar as experiências dos usuários de maneira fácil e rápida continua sendo um compromisso da empresa, de maneira que o investimento em teste A/B google irá permanecer.
A partir do Google Analytics todas as marcas e negócios poderão realizar seus testes de maneira ainda mais eficiente com mais recursos e serviços.
Bem, do meu ponto de vista estarei por aqui testando e acreditando nas melhorias, mesmo que todas elas ainda não estejam explicadas e em funcionamento no escopo do Google Analytics.
Ainda assim algumas precauções deverão ser tomadas para você não perder os dados tão preciosos de marketing digital do seu negócio.
Enumerei abaixo 4 pontos importantes para você ficar de olho antes que o Google Optimize desapareça:
Faça download dos seus dados;
Salve as personalizações do seu site;
Já renovou seu contrato? Não se preocupe, seu prazo será estendido até 30 de setembro de 2023;
Se você implementou o Google Analytics 4, ainda terá acesso ao Google Optimize sem custo até 30 de setembro de 2023;
E caso você já tenha feito um pedido do Google Optimize e o contrato conta com um término posterior à data de desativação, poderá ainda contar com a ferramenta até a data de desativação do produto.
Espero que esse artigo tenha tirado suas dúvidas e também te tranquilizado sobre ao fim de uma das ferramentas de teste mais poderosas do marketing digital, o Google Optimize.
Deixo aqui mais um conteúdo que escrevi que complementa as informações deste post e que certamente vai ajudar a dinamizar o seu negócio!
Você pode saber muito mais sobre as melhores ferramentas de marketing digital no meu Instagram e Linkedin.
Boa leitura!
Comments