Nesse artigo vamos esclarecer o que é o Pixel do Facebook, o que é API de Conversões do Facebook, como eles atuam, e, assim, entender e decidir qual usar. Vamos lá?!
Pixel do Facebook ou API de Conversões do Facebook? Qual você deve usar? É sobre isso que vamos falar agora. Continue a leitura para saber mais.
O que é o Pixel do Facebook
O Pixel do Facebook, também conhecido como Facebook Pixel, nada mais é que uma ferramenta que auxilia na análise de dados.
Isso é: trata-se de um código que pode ser inserido no seu site, visando monitorar o comportamento dos visitantes, através de uma coleta de dados que permitirá a implementação de uma campanha personalizada para impactar os visitantes que já interagiram com seu site.
Usando o Pixel do Facebook é possível:
Acompanhar os resultados das suas campanhas de ‘mídia’ paga;
Acompanhar detalhes de vendas, visualizações de conteúdos, ‘leads’ conquistados, entre outros;
Enviar mensagens personalizadas para usuários que já conhecem seu negócio;
Monitorar conversões de um site e criar públicos para campanhas de anúncios no Facebook;
Recolher dados detalhados sobre seu público (algo fundamental para o sucesso de todas as estratégias do ‘marketing’).
E o que é API de Conversões do Facebook?
A API de Conversões do Facebook é um recurso que trabalha com o Pixel do Facebook, ajudando no aprimoramento, desempenho e mensuração das campanhas e anúncios.
Esse recurso foca em empresas, possibilitando:
O compartilhamento de eventos off-line e da web,
E o compartilhamento de ações do cliente a partir dos servidores.
Com esse recurso também é possível:
Coletar detalhes;
Ficar por dentro das ações dos clientes;
Coletar informações (informações de pagamento, produtos ao carrinho, produtos no carrinho, registro, iniciar finalização da compra, pesquisar, pageviews, entre outras).
E como funcionam o Pixel do Facebook e a API de Conversão do Facebook?
Sempre que uma pessoa visita seu site e lá dentro executa alguma ação, como, por exemplo, comprar algo, o Pixel do Facebook é ativado e te informa sobre a ação.
Assim, você pode atingir esse cliente mais de uma vez, e ainda pode alcançar pessoas mais propensas a efetuarem compras, utilizando um público personalizado e aplicando esses dados em campanhas específicas.
Lembrando que quanto mais conversões seu site fizer, melhor será a veiculação dos anúncios feita pelo Facebook.
Já a API de conversão do Facebook não tem um funcionamento muito diferente do Pixel do Facebook.
Basicamente as diferenças entre eles é que com a API de conversão é possível rastrear dados através do servidor e também de maneira off-line.
No entanto, vale dizer ser necessário configurar o Pixel antes de começar a usar a API de Conversão do Facebook e aproveitar essas vantagens. Afinal, como eu disse acima, essas ferramentas trabalham juntas.
Após entender o que é o Pixel do Facebook e o que é API de Conversões do Facebook, podemos concluir que não se trata de uma escolha. A recomendação é usar as duas funções como complemento uma da outra. Até porque a API entra em ação com os usuários que não permitem o compartilhamento e rastreamento das ações via Pixel. Assim, é muito importante configurar os dois recursos.
Para saber mais sobre a configuração do Pixel, da API de Conversão do Facebook, e de outras ferramentas, leia o conteúdo do BLOG ou fale com o especialista agora mesmo para esclarecer suas dúvidas.
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