O Firebase é o nosso assunto de hoje. Aqui veremos quais são as vantagens oferecidas por essa plataforma para campanhas de marketing que, inclusive, conseguiram cativar grandes veículos de comunicação internacionais, como o The New York Times e o The Economist e que você também precisa conhecer.
Os subtemas que abordaremos nesse conteúdo para ter o máximo de informação possível sobre o Firebase, são:
Firebase: o que é?
Vantagens do Firebase
Como o Firebase pode ajudar nas campanhas de app
Atenção! Este é um conteúdo sintetizado, porém cheio de informações relevantes. Então, vale a pena continuar a leitura!
Antes de ir ao assunto, se você está buscando por soluções de marketing e chegou aqui querendo entender onde anunciar, deixo como sugestão outro conteúdo aqui do blog que vai expandir os seus horizontes ‘Onde anunciar no marketing digital?.
E se você é um desenvolvedor e chegou a fim de saber mais sobre a plataforma em si e também sobre o setor de produtos digitais, bem como sobre ferramentas de desenvolvimento, esse conteúdo também vai te ajudar. E para complementar, ao final da leitura, sugiro que volte e clique aqui para ser direcionado a outro conteúdo de qualidade sobre o assunto. Garanto que vai curtir!
Agora vamos começar!
Firebase: o que é?
O que é o Firebase é a pergunta para qual as pessoas mais buscam resposta no Google atualmente, dentro do universo do marketing digital. E é por isso que quis começar respondendo isso de cara.
Colocando de uma forma simples para ficar bem fácil de entender: o Firebase é uma plataforma do Google que está auxiliando grandes empresas nos seus processos de desenvolvimento de produtos digitais mobile.
Nesse sentido, o Firebase é uma plataforma digital de análise e mensuração de métricas de aplicativos, desenvolvida pelo Google, que pode ser usada tanto para criar, quanto para expandir aplicativos para Android, iOS e para a Web.
Dentre as suas vantagens destacam-se: simplicidade, agilidade e a facilidade de uso. Mas, não para por aqui. Tem mais vantagens e veremos na sequência.
As Vantagens Firebase
A partir de agora veremos uma sequência de vantagens Firebase, oferecidas aos usuários, que podem influenciar nas campanhas rodadas nos aplicativos. Confira!
Vantagens do Firebase
Ser multiplataforma;
Entregar dados em tempo real, mantendo assim a qualidade do aplicativo;
Contar com ferramentas de segurança;
Ser gratuito para aplicações menos robustas;
Possuir suporte para diversas linguagens e oferece a infraestrutura pronta para o desenvolvimento de soluções;
Permitir mensuração de métricas de aplicativos com maior velocidade e com menos erros
Permitir a criação de aplicativos escaláveis.
Dito isso, vejamos agora o ponto central que é como essa plataforma pode nos ajudar nas campanhas de marketing.
Como o Firebase pode ajudar nas campanhas de app
Para começar, vamos falar dos benefícios de selecionar o Google Firebase como parceiro de atribuição no Google Ads. Funciona assim: quando você vincula o Firebase ao Google Ads (onde acontecem as campanhas), você ganha acesso a ferramentas avançadas que ajudam a ver como seu investimento impulsiona as instalações do app e as ações nele. Resultado: você consegue exportar listas de públicos-alvo para o Google Ads e importar eventos do Google Analytics para a solução. Nos aprofundando ainda mais, vale ressaltar que sendo considerado como um Back-end as a Service (BaaS), esse é um modelo de serviço que oferece uma infraestrutura voltada para o funcionamento, inclusive com o recurso de banco de dados, possibilitando:
armazenamento de informações;
envio e recebimento de informações, entre outros.
Esses pontos são um forte indício de como o Firebase pode ajudar nas campanhas de app, porém, fica ainda mais vantajoso quando lembramos que eles também atraem mais usuários para os quais seus anúncios serão exibidos. Ou seja, potenciais clientes. Fora isso, o Firebase também tem recursos que permitem melhorar o rendimento e a performance dos aplicativos, tornando-os mais seguros e oferecendo ao usuário uma experiência mais rica e completa; o que também influenciará nas campanhas, no quesito confiabilidade, através do gatilho mental de associação. Além disso, uma das principais ajudas desta plataforma com relação às campanhas de app é: O Firebase é voltado para as principais plataformas móveis, sendo: Android, iOS e Web. Isso quer dizer que as campanhas serão exibidas nesses diversos meios. Outros pontos que pode ser citados para termos uma ideia de como o Firebase pode ajudar nas campanhas de app, são:
Ser construído na infraestrutura do Google (onde os anúncios são veiculados normalmente);
Os Dynamic Links consistem em URLs inteligentes que direcionam os usuários para qualquer lugar do aplicativo;
A plataforma permite a integração com outros sistemas (Google Ads, Google Marketing Platform, Data Studio, BigQuery, Slack, Jira, PagerDuty, Play Store e AdMob).
E é nesse terceiro ponto que queria chegar.
Com a integração do último sistema mencionado acima, é possível habilitar os anúncios e publicidade, possibilitando que suas campanhas sejam exibidas nos mais variados inventários de setores que utilizam a plataforma, por exemplo:
Alibaba: plataforma de negócios B2B
Ctrip: agência de viagens chinesa
Duolingo: plataforma de ensino de idiomas
Gameloft: empresa de desenvolvimento e publicação de jogos eletrônicos para celular
Halfbrick: desenvolvedora de jogos eletrônicos australiana
Trivago: motor de busca e comparador de preço de hotéis
Wattpad: plataforma que conecta leitores e escritores através de histórias.
E aí, deu para entender o que é o Firebase e como ele pode te ajudar nas suas campanhas de app?
Espero que sim. Lembrando que você tem a possibilidade de falar diretamente comigo para tirar suas dúvidas a qualquer momento ou, ainda, a possibilidade de pedir mais informações pelo WhatsApp.
Até mais!
Comments