O e-commerce faturou R$ 38,4 bilhões e o que podemos esperar daqui para frente é um número de pedidos que cresce cada vez mais, como já cresceu 4,3% no 2º tri de 2022. Sabendo disso, considerei válido preparar uma série sobre Instagram e o e-commerce, o que tem de vantajoso e essencial nessa relação?
O que posso te dizer já para início de conversa é que esse tipo de relacionamento com o público é fundamental, pois pode alavancar suas conversões. E imagino ser o seu objetivo, certo?
Então, se esse assunto te interessa, fique por aqui para entender mais sobre a relação entre o Instagram e o e-commerce, e conhecer as vantagens de aliar ambos para garantir a visibilidade e o posicionamento para sua marca.
Boa leitura!
Os principais recursos disponíveis para impulsionar o e-commerce com o Instagram
A primeira coisa que preciso te dizer com relação ao seu negócio é que não importa qual é o nicho, com uma boa estratégia de marketing digital no Instagram, dá para aumentar as vendas e melhorar o seu relacionamento com o público.
Porém, você precisa ficar atento para não cometer alguns erros na hora de criar a sua conta de e-commerce e se atualizar sobre as novidades e mudanças.
Para falarmos desse assunto de forma completa e ao mesmo tempo leve, vou dividir esse conteúdo em dois. Neste primeiro artigo vamos ver as vantagens que você pode obter agora mesmo. E no segundo o que podemos esperar.
Portanto, leia esse conteúdo que é importante para você já começar a ter acesso ao básico e fique atento ao segundo, porque vou trazer tudo sobre o que vem por aí.
A minha dica é: me siga nas redes sociais, porque sempre que sai conteúdo novo, eu aviso por lá!
Assim, o primeiro passo básico é criar um perfil no Instagram para seu e-commerce. No entanto, você precisa fazer a criação de uma conta comercial.
Isso porque para a conta comercial o Instagram oferece algumas vantagens, como, por exemplo, acessar recursos para aumentar o engajamento com o público, como os botões de direcionamento para contato por e-mail e fazer ligação telefônica.
A dica especial que trago aqui para você é: se você for criar um perfil apenas para a empresa, sem finalidade de vender serviços ou produtos, apenas para apresentar a empresa mesmo, você deve criar um perfil pessoal e não um comercial, pois o comercial é essencial para vendas e contratações de serviços. Sabia dessa?
Agora, se você já errou e criou um perfil no Instagram para seu e-commerce, e ele é pessoal, dá para mudar. É só seguir o passo a passo abaixo:
acesse seu perfil;
clique no ícone de configurações (engrenagem ou roda dentada);
escolha “alternar para perfil comercial”.
Lembrando que caso sua empresa tenha uma página no Facebook, você também pode associá-la com o seu perfil do Instagram, e com isso aumentar a visibilidade com ambos os públicos.
Leia também: Tudo sobre como criar a sua lojinha no Instagram
Integração do seu e-commerce com o Instagram Shopping
Existem muitas estratégias para aumentar as vendas do seu e-commerce no Instagram e uma delas é a interação com o Instagram Shopping que é uma excelente oportunidade para reforçar o posicionamento da marca e fortalecer o relacionamento com o cliente.
Nesse caso, vale dizer que você também pode traçar estratégias que gerem resultados de vendas diretos, levando o lead direto para a página do produto, e, inclusive, à finalização da compra.
Ressaltando que para vender por este canal, você precisará acessar o Facebook, clicar na aba “loja”, “configurar” e em seguida adicionar o endereço para configurar o pagamento na moeda nacional.
Sobre isso, caso tenha dúvidas, podemos conversar e eu posso te ajudar. Aqui!
Engajamento do seu e-commerce pelo feed e Stories do Instagram
Essa é a ferramenta ideal para criar engajamento e gerar visibilidade.
Para isso é preciso desenvolver campanhas frequentes e coerentes no feed.
Logo, você precisa caprichar nas produções e criar uma identidade visual forte.
Você também pode usar o Stories para anunciar as novidades e promoções, destacar produtos e aumentar a interação com o público fazendo enquetes.
Podemos conversar sobre isso também. Aqui!
Antes de ir para a próxima vantagem de criar um perfil no Instagram para seu e-commerce, vale dizer que se for usar o Direct Messages, você não deve usar como “estratégia” de dizer o preço só nele, porque isso é crime.
Contudo, você pode usar uma boa estratégia para estreitar o contato e melhorar a relação com o seu cliente
Conclusão:
Nesse ponto do artigo, é fundamental que você tenha entendido que deixar de estar em uma rede social como o Instagram não significa apenas deixar de interagir com o público por este canal.
Ou seja, não criar um perfil no Instagram para seu e-commerce representa perder oportunidades importantíssimas para o seu negócio, como, por exemplo, as chances de aumentar as vendas e até mesmo encontrar um novo público agregador.
Portanto, se você tem um e-commerce, melhore a comunicação dele, crie uma loja virtual, aproveite todo o espaço e rede social que puder, e trabalhe todo o conteúdo necessário para fortalecer seu conceito de marca.
Se precisar de ajuda para desenvolver estratégias assertivas e fazer planejamento a curto, médio e longo prazo para alavancar suas vendas e aumentar o seu faturamento, conte com todo o meu conhecimento e equipe. Aqui!
E se quiser aprender mais sobre o marketing para e-commerce, você pode fazer isso, de forma gratuita, lendo outros conteúdos aqui do blog.
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