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Foto do escritorRogério Ramalho

Live Commerce!!! Vem comigo, entender o que é e como pode gerar resultados para sua empresa.

O live commerce é mais uma estratégia poderosa de vendas que chegou para cobrir as “falhas” que o e-commerce possui em relação à experiência do usuário, em comparação à loja física.


Seu objetivo é gerar mais e maiores resultados para as empresas. E vamos saber exatamente como isso acontece, entendendo:

  • O que é live commerce?

  • Por que fazer um live commerce?

  • Os tipos de live commerce

  • Passo a passo de como fazer um live commerce

Dito isso, bora para o primeiro tópico.


O que é live commerce?


O live commerce é um evento virtual que acontece ao vivo, com foco no aumento de vendas, através da união de artistas, influencers e plataformas de streaming.

O objetivo é gerar a aproximação entre público-alvo e produtos.



Funciona assim: ao se unirem, artistas, influencers e plataformas de streaming, promovem uma experiência intimista e interativa, esclarecendo as dúvidas dos clientes e garantindo a comprar de forma instantânea.

Um exemplo mais próximo ao funcionamento do live commerce acontecia na TV aberta nos anos 90 e começo dos anos 2000 com as marcas Polishop e Top Therm.


O live commerce segue a mesma ideia, porém tendo passado por adaptações compatíveis com as audiências e tecnologias atuais.

As adaptações principais foram:

  • No lugar da TV aberta, passou-se a usar serviços de streaming.

  • No lugar dos vendedores, influenciadores relevantes do setor.

  • No lugar de ser obrigado a ligar para um número repetido à exaustão, o cliente pode comprar direto da tela do smartphone, com apenas um clique.

É aquilo: hoje em dia nada mais é criado, tudo é aprimorado e atualizado.

Por que fazer um live commerce?


É muito comum que as pessoas deixem de comprar um produto por terem dúvidas pontuais, como, por exemplo, não ter informações completas sobre sua qualidade, material usado na fabricação, tamanho, entre outras informações necessárias.


O live commerce entende esse problema e trabalha o contato direto que é importante para o cliente. Ou seja, ele traz o fator humano para as compras online.

Esse talvez seja o principal motivo para você fazer um live commerce. Mas, existem outros, por exemplo:

  • Entretenimento mais atrativo.

  • Promoções exclusivas.

  • Facilidade de compra.

Além desses motivos, ainda tem a importantíssima taxa de conversão que apresenta números surpreendentes (cerca 21%, um aumento de 130 vezes no volume de vendas).


E ainda o desempenho do live commerce em mercados internacionais que chegou a movimentar, em 2020, mais de R$ 750 bilhões.



Os tipos de live commerce


Os tipos de live commerce são 3:

  • Live com influenciadores que acontece com a participação de influenciadores e é também uma forma de entretenimento.

  • Tutoriais ou live commerce focado em tutoriais que é uma maneira de demonstrar os diferentes usos dos produtos e como usá-los.

  • Eventos de lançamento ou live commerce de lançamentos de produtos que é eficaz na geração de vendas por impulso, justamente por promover uma experiência exclusiva de lançamento.


Passo a passo de como fazer um live commerce


Agora que você já entendeu o que é o live commerce, vamos ver o passo a passo como criar um?1


1° Conheça seu público-alvo:

Esse é o ponto base para qualquer estratégia, e mais ainda para atrair seu público para um live commerce.

Lembrando que os influenciadores escolhidos devem ser próximos da sua área de atuação, pois só assim sua estratégia será assertiva.

2° Esteja familiarizado com as plataformas usadas

Existem muitas plataformas diferentes com foco em live commerce e a escolha ideal será baseada na sua estratégia, por isso conheça todas as plataformas disponíveis antes de decidir.


3° Ofereça vantagens exclusivas

As promoções e condições especiais de pagamento são pontos fundamentais para disparar os gatilhos mentais de urgência e escassez, uma tática muito eficaz do marketing. Use e abuse disso.

Os próximos passos são tão importantes quanto os três primeiros. Não os ignore.


4. Tenha um roteiro bem definido.

5. Prepare as pessoas envolvidas.

6. Prepare seu estoque.


Conclusão


Essa é mais uma ferramenta que você pode usar a seu favor. E se você até hoje não aumentou seu faturamento e não atingiu seus objetivos, não é por falta de opção.


Aqui mesmo no Blog, já trouxe inúmeras soluções e ferramentas que podem te beneficiar grandemente; sem falar nas estratégias.


Inclusive, recomendo a leitura dos 2 últimos artigos que publiquei:


Rogério, quero usar tudo isso, mas não sei como e acho que não consigo pagar pelo seu serviço. Essa é a minha situação.

Bom, preciso te dizer que você está perdendo oportunidades incríveis, por não arriscar uma conversa. Vem conversar comigo. Garanto que vai se surpreender.


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