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O que fazer para construir boas campanhas para um novo E-commerce

Atualizado: 10 de fev.

Hoje vamos falar sobre o que fazer para construir boas campanhas para um novo e-commerce, afinal, não é novidade que eles estão ganhando cada vez mais espaço.


É verdade que para esse tipo de negócio uma boa campanha é indispensável. Porém, sabendo que quando se trata de algo novo, é sempre mais complicado, quero ajudar no processo de criação.

Tela de um notebokk com um dashboard apresentando métricas

Imagem ilustrativa de acompanhamento de métricas


Você vem comigo?


Existem algumas etapas que precisam ser cumpridas, para que o resultado do seu investimento seja uma campanha matadora. E a primeira delas é a organização.


Vejamos:


Como organizar uma boa campanha para um novo e-commerce


Comece entendendo quanto você pode pagar por uma venda. Isso é: veja quanto é possível destinar do seu ticket médio para campanhas. Esse será o seu CPA.


Sua organização deve ser feita de um jeito que você conheça perfeitamente bem, todos os custos que envolvem sua operação, e eu diria que o ideal é que seja destinado entre 14 e 17%.

Veja um exemplo de como fazer esse cálculo:


Seu Ticket Médio: R $185,00.

Digamos que você destine 16% desse valor para campanhas.

Logo, seu CPA é de R$27,75.


Compreendeu? Então, organize assim.



O próximo passo para criar uma boa campanha para um novo e-commerce, é:


Controle de orçamento e Distribuição


Após entender qual será seu orçamento para campanhas, o próximo passo é saber como controlar a distribuição.


Eu trabalho da seguinte forma: a maior parte do meu orçamento para campanhas é destinada à descoberta de públicos frios.


70% da verba para públicos frios

30% para remarketing


E não se engane, 30% para remarketing não é muito. É um tanto bom, haja vista que de nada adianta alcançar um público, se não tiver a chance de impactá-lo novamente.


Com isso, vamos avançar um pouco mais.


Leia também:


O que fazer para construir boas campanhas para um novo E-commerce


Sabendo de tudo isso que acabei de te contar, você precisará desenvolver uma estratégia de implementação.


Para isso será necessário estudar seu público-alvo, a fim de entender suas dores e também como você pode ajudar a resolver. Esse será um fator diferencial na sua abordagem. É o que pode tornar sua campanha matadora.


Outra excelente estratégia é testar 03 públicos, cada um em um conjunto (segmentação).


Por exemplo, se você trabalha com moda masculina, você pode testar da seguinte maneira:

  1. Segmentação: Jaqueta

  2. Segmentação: Moda Masculina

  3. Segmentação: Homens 18-45 anos

Ao fazer isso, o pixel irá, automaticamente, capturar dados, e você poderá usá-los para alterar a retenção, ajustar a campanha e/ou mudar a estratégia.


Para aumentar o potencial da sua campanha, use pelo menos dois formatos de anúncio em cada segmento. Isso porque as pessoas têm preferências distintas por conteúdo, algumas gostam de vídeos, outras de fotos e por aí vai.


Por fim, se você quer mesmo criar uma boa campanha para um novo e-commerce, fique atento a campanha de frios e quentes de forma igual.


Observe as métricas primárias e secundárias e ao identificar pontos positivos, replique a estratégia nos novos conjuntos.


Ah, você também deve:

  • Desativar os conjuntos que não venderam;

  • Analisar e replicar os melhores criativos;

  • Ficar atento aos CPM exorbitantes, pois pode ser sinal de público ruim;

  • Aumentar o orçamento de um conjunto que deu bom;

  • Fazer remarketing.

E se você quiser entender ainda mais sobre campanhas e e-commerces, leia os conteúdos sugeridos ao longo desse conteúdo, ou fale comigo aqui.


Até já,


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