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Foto do escritorRogério Ramalho

O que fazer para construir boas campanhas para um novo E-commerce

Hoje vamos falar sobre o que fazer para construir boas campanhas para um novo e-commerce, afinal, não é novidade que eles estão ganhando cada vez mais espaço.


É verdade que para esse tipo de negócio uma boa campanha é indispensável. Porém, sabendo que quando se trata de algo novo, é sempre mais complicado, quero ajudar no processo de criação.

Imagem ilustrativa de acompanhamento de métricas


Você vem comigo?


Existem algumas etapas que precisam ser cumpridas, para que o resultado do seu investimento seja uma campanha matadora. E a primeira delas é a organização.


Vejamos:


Como organizar uma boa campanha para um novo e-commerce


Comece entendendo quanto você pode pagar por uma venda. Isso é: veja quanto é possível destinar do seu ticket médio para campanhas. Esse será o seu CPA.


Sua organização deve ser feita de um jeito que você conheça perfeitamente bem, todos os custos que envolvem sua operação, e eu diria que o ideal é que seja destinado entre 14 e 17%.

Veja um exemplo de como fazer esse cálculo:


Seu Ticket Médio: R $185,00.

Digamos que você destine 16% desse valor para campanhas.

Logo, seu CPA é de R$27,75.


Compreendeu? Então, organize assim.



O próximo passo para criar uma boa campanha para um novo e-commerce, é:


Controle de orçamento e Distribuição


Após entender qual será seu orçamento para campanhas, o próximo passo é saber como controlar a distribuição.


Eu trabalho da seguinte forma: a maior parte do meu orçamento para campanhas é destinada à descoberta de públicos frios.


70% da verba para públicos frios

30% para remarketing


E não se engane, 30% para remarketing não é muito. É um tanto bom, haja vista que de nada adianta alcançar um público, se não tiver a chance de impactá-lo novamente.


Com isso, vamos avançar um pouco mais.


Leia também:


O que fazer para construir boas campanhas para um novo E-commerce


Sabendo de tudo isso que acabei de te contar, você precisará desenvolver uma estratégia de implementação.


Para isso será necessário estudar seu público-alvo, a fim de entender suas dores e também como você pode ajudar a resolver. Esse será um fator diferencial na sua abordagem. É o que pode tornar sua campanha matadora.


Outra excelente estratégia é testar 03 públicos, cada um em um conjunto (segmentação).


Por exemplo, se você trabalha com moda masculina, você pode testar da seguinte maneira:

  1. Segmentação: Jaqueta

  2. Segmentação: Moda Masculina

  3. Segmentação: Homens 18-45 anos

Ao fazer isso, o pixel irá, automaticamente, capturar dados, e você poderá usá-los para alterar a retenção, ajustar a campanha e/ou mudar a estratégia.


Para aumentar o potencial da sua campanha, use pelo menos dois formatos de anúncio em cada segmento. Isso porque as pessoas têm preferências distintas por conteúdo, algumas gostam de vídeos, outras de fotos e por aí vai.


Por fim, se você quer mesmo criar uma boa campanha para um novo e-commerce, fique atento a campanha de frios e quentes de forma igual.


Observe as métricas primárias e secundárias e ao identificar pontos positivos, replique a estratégia nos novos conjuntos.


Ah, você também deve:

  • Desativar os conjuntos que não venderam;

  • Analisar e replicar os melhores criativos;

  • Ficar atento aos CPM exorbitantes, pois pode ser sinal de público ruim;

  • Aumentar o orçamento de um conjunto que deu bom;

  • Fazer remarketing.

E se você quiser entender ainda mais sobre campanhas e e-commerces, leia os conteúdos sugeridos ao longo desse conteúdo, ou fale comigo aqui.


Até já,


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