Algumas semanas atrás, com o boom do ChatGPT, a comunidade digital ficou realmente alarmada tentando entender como a Inteligência Artificial pode influenciar o marketing de conteúdo.
A surpresa foi grande, pois conseguimos perceber a infinita capacidade de criação de conteúdo da inteligência artificial e com isso começamos a nos perguntar, afinal, o marketing digital nunca mais será o mesmo?
Vou trazer aqui alguns dados e reflexões pra gente pensar juntos e tentar entender o tamanho dessa influência e os caminhos da IA como mais uma ferramenta (potente é verdade) de marketing.
Vambora?
A Inteligência Artificial no marketing digital não é mais o futuro, é o presente
Pouco tempo atrás usar a inteligência artificial no marketing digital para escrever artigos, criar conteúdos e pesquisar era visto como algo errado e até proibido pelas instituições, marcas e veículos.
Além do mais, existia a quase certeza de que mecanismos de busca como o Google tornariam o conteúdo criado a partir da Inteligência Artificial irrelevante.
Essa narrativa começou a se transformar após o próprio Google se pronunciar dizendo que nunca foi contra o uso de IA ou que utilizar chats de inteligência artificial seria errado, proibido ou inapropriado.
O que o Google deixou bastante claro era que conteúdos criados com um único objetivo – o de ranquear na busca – nunca seriam bons negócios.
É por isso que eu gosto de dizer e enfatizar: o melhor conteúdo é aquele que entrega qualidade, verdade e agrega valor!
E digo mais, um conteúdo bom mesmo é feito para as pessoas e não para os mecanismos de busca.
Por isso, acredito que independente do uso da Inteligência Artificial no marketing digital, a relevância vai acontecer com entrega de uma comunicação feita para seres humanos.
Como a Inteligência Artificial pode Influenciar o Marketing de Conteúdo
Atualmente e cada vez mais, muitas empresas, de pequeno até as de grande porte, têm utilizado IA na criação de seus conteúdos e essa ação em nada abalou a comunicação.
Por isso, acho importante trazer para você como a Inteligência Artificial pode influenciar o marketing de conteúdo para que o seu negócio também possa se beneficiar dessa ferramenta que veio definitivamente para ficar entre nós.
Apesar da competência e da eficiência da IA, ainda assim acredito que um conteúdo não deva ser integralmente produzido pela ferramenta, que deve ser encarada como uma excelente base para facilitar e otimizar os processos.
E para te ajudar a conhecer melhor suas funcionalidades vou colocar aqui algumas maneiras eficientes de obter vantagens criando seus conteúdos com IA:
Criação de conteúdos atraentes Utilizar a IA para resumir um conteúdo robusto ou aprimorar uma ideia pode ser uma ótima estratégia para chamar a atenção do seu público.
Apoiar suas pesquisas Temas complexos e desconhecidos, onde há a necessidade de aprofundamento também podem ser esclarecidos com a IA.
Criação de roteiros e storytellings A IA auxilia imensamente na parte trabalhosa e estrutural de roteiros, fazendo a parte burocrática por você e te deixando mais livre para criar.
Bem, seja qual for o objetivo, eu vejo a inteligência artificial como uma realidade estabelecida e que tem tudo para ajudar nos processos e fluxos de criação, auxiliando marcas e negócios a se aproximarem da sua audiência com mais direcionamento de forma mais competente.
Espero que este artigo tenha tirado as suas dúvidas sobre como a Inteligência Artificial pode influenciar o marketing de conteúdo!
Até a próxima!
Comments