Você sabe o que são os KPIs? Que tal falarmos sobre isso hoje e evitarmos prejuízos pro seu bolso? Afinal, ninguém gosta de sair no prejuízo. Porém, quando se trata do marketing digital, é muito fácil isso acontecer por ‘N’ fatores.
Neste artigo quero te entregar o conhecimento necessário para não cair no conto dos vigaristas — é o que mais tem no Marketing Digital hoje. Então, vem ficar alerta e vem comigo!
O que são KPIs?
Se você fizer uma análise simples, vai perceber que o Marketing Digital demanda investimento em todas as ações e estratégias; e ninguém quer investir em algo que não funciona, mesmo que seja um investimento só de tempo, pois no final é prejuízo do mesmo jeito.
Por isso é importante entender o que são os KPIs. Eles são a melhor maneira de analisar e mensurar se os objetivos da sua empresa estão sendo alcançados por meio das ações e estratégias de marketing utilizadas.
KPI, vem da sigla para Key Performance Indicator.
Traduzido: Indicador-chave de Performance.
Deixando de lado o vocabulário complicado do Marketing Digital, vamos simplificar o assunto e deixar bem acessível.
O KPIs
Os KPIs são os indicadores que possibilitam a análise do sucesso ou das falhas da sua estratégia.
Vale dizer que esse é um indicador personalizado. Isso significa que é você que determina os seus KPIs, que podem ser:
Um determinado percentual de tráfego no seu site;
Um determinado número de vendas atingidas.
É muito simples. O seu maior desafio vai estar mesmo na definição deles, pois devem estar alinhados ao objetivo principal da empresa/marca.
É como falei no artigo anterior, aquele sobre os objetivos de Campanha Facebook Ads e qual escolher. Eu disse: antes de começar qualquer campanha, deve-se, primeiro, pensar estrategicamente em pontos importantes. Por exemplo:
O que exatamente sua empresa quer alcançar?
O quanto quer crescer ou vender? Em quanto tempo isso deve acontecer?
É somente a partir dessas conclusões que os KPIs poderão ser determinados.
Percebeu que só de saber o que são os KPIs já dá para ter uma noção da importância deles?
A importância dos KPIs na estratégia
Saber o que está dando certo ou não na sua estratégia de marketing é fundamental para todas as suas ações no universo digital. Sem isso, não importa se você investiu apenas alguns reais ou milhares deles, de nada adiantará.
Ou seja: a importância dos KPIs, de uma forma bem didática, é que eles vão nortear a sua estratégia e ajudar a entender se você está no rumo certo, possibilitando mudanças e ações mais assertivas, o que vai te trazer o resultado desejado.
Marketing Digital é coisa séria. A estratégia correta pode transformar a sua empresa/marca positivamente e gerar resultados surpreendentes. Bem como a estratégia errada, além de gerar prejuízos financeiros, pode destruir tudo, até mesmo a imagem.
Eu sempre digo o seguinte: nada impede que você mesmo faça o seu Marketing Digital — só a falta de conhecimento necessário para isso, é claro. Portanto, se você quer fazer seu próprio marketing, busque conhecimento sobre pontos importantes como esse.
No meu site, por exemplo, disponibilizo gratuitamente conteúdos que vão te ajudar. Inclusive, recomendo as seguintes leituras:
No entanto, a minha dica para você que está pesquisando sobre marketing digital é: faça sua campanha com um especialista e cobre dele tudo isso que estou te ensinando; assim você garante que está fazendo um investimento seguro.
Obs: fazer um investimento seguro, difere de gastar/perder dinheiro, porque nele você vai receber retorno. Você pode falar com um especialista aqui.
Mas, Rogério, se eu mesmo posso fazer o meu marketing, por que iria procurar um profissional?
Para começar, conhecer a teoria é muito diferente de saber colocar em prática. Com isso, o que estou dizendo é que existem pontos importantes que precisam ser levados em consideração na hora de definir os KPIs e as estratégias para qualquer negócio. E esses pontos podem demandar muito tempo de estudo até serem completamente assimilados.
Por exemplo:
Quanto tempo é necessário para atingir o objetivo?
Ele precisa ser específico?
Ele pode ser mensurado? O que é preciso para isso?
Ele é atingível? O que é preciso para isso?
A questão é: você tem esse tempo todo para aprender e praticar até ficar bom em tudo isso?
Lembre-se: o bom Marketing Digital deve eliminar prejuízos, propor investimentos retornáveis e alcançar objetivos entregando resultados nos prazos. E falar com um especialista é uma forma de garantir tudo isso. Coloco-me à sua disposição a qualquer momento, se achar interessante o que estou te dizendo. Fale comigo aqui.
Dito isso, se você gostou do conteúdo e conseguiu entender o que são KPIs e, porque eles são tão importantes, deixe um comentário, faça a leitura dos artigos sugeridos e me siga nas redes sociais.
Lembrando que no meu Instagram, tem conteúdos exclusivos que só são compartilhados lá. Não deixe de seguir.
Instagram: @rogerioramalhodigital
Até mais!
Comments