Quer economizar fazendo anúncios? Então você precisa entender o que é e como funciona o leilão do Google Ads. Essa é a melhor forma de conseguir resultados e preços melhores.
O que é o leilão do Google Ads?
O leilão do Google Ads nada mais é que uma possibilidade oferecida pela plataforma aos anunciantes, para darem lances em determinadas palavras-chave, que irão possibilitar melhor/maior visualização dos seus anúncios nos resultados de pesquisa paga.
Se você já é um anunciante no Google Ads, já sabe disso; por isso vamos focar em entender apenas como funciona o leilão.
O leilão do Google Ads
Você sabe quais são os fatores analisados pela plataforma para determinar qual dos anunciantes ficará com a melhor colocação dentro do seu sistema de leilão?
Estou perguntando isso, porque não basta apenas saber o que é o leilão do Google Ads; existem outros fatores importantes que devem ser considerados quando se trata dessa ferramenta, por exemplo:
Valor do lance (CPC máximo);
Índice de Qualidade (IQ);
Classificação do Anúncio;
CPC Pago.
Entender como tudo isso funciona é essencial para obtenção de resultados melhores na entrega dos anúncios, e claro, para conseguir economizar uma grana.
Entendendo como funciona o leilão do Google Ads
Os valores que os anunciantes se comprometem a pagar para aparecer entre os melhores resultados de busca, são a base do leilão do Google Ads, como já era de se esperar.
Entretanto, como falei acima, existem fatores a serem entendidos e considerados para se conseguir os resultados almejados, e é isso que vamos fazer agora.
Vamos começar entendendo o valor do lance.
Valor do lance ou CPC máximo
Trata-se dos lances do leilão, é claro; e sobre eles podemos considerar três pontos fundamentais:
É a base do processo;
É estabelecido com base em quanto cada anunciante está disposto a pagar por clique;
Trata-se do maior valor cobrado pelo Google de cada pessoa interessada em investir em anúncios.
Índice de Qualidade (IQ)
Já o índice de Qualidade, trata-se de um fator muito importante para a determinação de quem será o primeiro lugar entre os anunciantes. E sobre ele é preciso entender que:
Está relacionado à quão relevante o link anexado ao anúncio será para os pesquisadores;
Apenas quando o conteúdo tem alto valor referente ao assunto do anúncio, o índice de qualidade também é considerado mais alto.
Classificação do Anúncio
Sobre isso, o que é preciso saber é sobre os cálculos feitos. Por exemplo, o valor obtido quando multiplicamos o CPC Máximo pelo Índice de Qualidade é o resultado que determina a classificação do anúncio.
Nesse caso funciona assim:
Você oferece um CPC Máximo de R$ 5,00 e seu site conta com um IQ também de 5. Ao multiplicar isso, o resultado será 25, que passa a ser a classificação do seu anúncio.
Digamos que no mesmo leilão seu concorrente ofereceu um CPC Máximo de R$ 6,00 (maior que o seu), mas tem um IQ de apenas 3 (menor que o seu), portanto, a classificação da multiplicação será 18 (menor que a sua).
Nesse caso, você terá uma melhor colocação nas pesquisas. Deu para entender?
CPC Pago
Falando desse fato, é importante dizer que se refere a quanto será realmente pago por cada anunciante por cada clique feito em sua página. E sobre isso podemos entender e considerar que:
Este valor depende dos valores dos concorrentes;
A fórmula para determinar o CPC Pago é uma simples divisão, ao contrário da determinação da classificação do anúncio que é uma multiplicação;
A divisão dar-se-á por: Classificação do Anúncio dividida por Índice de Qualidade (nessa ordem);
Para chegar ao resultado do valor pago por cliques, basta fazer a divisão da soma da Classificação pela soma do Índice de Qualidade.
Conclusão:
Se você quer conseguir melhores resultados no Leilão do Google Ads, precisará aprender a trabalhar diretamente sobre o Índice de Qualidade, que é o valor determinante para a classificação do seu anúncio e também para o valor que você irá pagar por clique no final das contas.
Sobre isso, quero dizer que existem muitas formas de melhorar o seu Índice de Qualidade, a começar pela escolha do profissional responsável pela sua campanha que precisará dominar todos esses pontos e cálculos.
Até porque, todas as formas existentes para melhorar o Índice de Qualidade, está relacionada a produção de mais conteúdos e a criação de páginas relevantes sobre os assuntos relacionados aos anúncios. Entendido?
Converse com um especialista. Sou o Rogério, especialista em Marketing Digital e Performance, trabalho também com Consultoria,Treinamentos e Palestras, ajudando pequenos e médios negócios a consolidarem suas marcas e faturar alto através do Marketing Digital. Vamos conversar?
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