Escolher os objetivos de campanha do Facebook não é lá muito fácil. E quem nunca ficou perdido nessa hora, não sabe o que é desespero e insegurança.
Você sabe qual objetivo de campanha deve escolher ao lançar seu anúncio no Facebook Ads? Não? Xiiiiii. Saiba que essa escolha é fundamental para o bom desempenho dos seus anúncios.
Mas não se preocupe. Se você não sabe qual objetivo escolher, eu vou te ajudar com isso nesse artigo.
E a minha primeira dica é: sempre defina o objetivo que mais se aproxima dos objetivos macro da sua marca, e nunca deixe para pensar sobre ele apenas na hora de criar a campanha.
Isso é: antes de criar a sua campanha, pare e pense:
Por que você quer lançar uma campanha?
O que você quer alcançar com ela?
O que você deseja que as pessoas façam ao visualizar o seu anúncio?
Pensar nessas questões é o que irá te ajudar a selecionar a segmentação do seu público, os canais e o posicionamento do anúncio atrelado ao seu objetivo, aumentando suas chances de obter os resultados pretendidos.
Quer saber qual objetivo escolher nas suas próximas campanhas no Facebook Ads? Continue a leitura.
Os objetivos da campanha Facebook Ads
Para descomplicar o assunto vamos direto ao ponto.
Os seus anúncios serão feitos dentro do Gerenciador de Anúncios do Facebook, e neles você vai encontrar 11 objetivos divididos em três categorias que se assemelham com a jornada de compra do consumidor. São elas:
Reconhecimento Objetivo: gerar conhecimento sobre novas ofertas, marcas, serviços e produtos.
Consideração Objetivo: gerar tráfego, leads e engajamento com os usuários, e direcionar o usuário para a instalação de apps e envio de mensagens.
Conversão Objetivo: gerar anúncios com finalidade de vendas, possibilitando campanhas mais assertivas para conversões, vendas e direcionamento do usuários ao estabelecimento físico do negócio.
Objetivos de campanha do Facebook Ads: Quais são e como funcionam?
Reconhecimento de Marca (Reconhecimento) Trata-se do reconhecimento de marca, ou seja, visa apresentar ou reforçar a presença da marca para os usuários. Seu uso é recomendado durante a descoberta dos clientes potenciais da sua marca. Esse é o tipo de objetivo que é ideal para marcas que já têm participação no mercado, mas ainda não possuem uma grande audiência. Se esse for o seu objetivo, a dica é criar anúncios atrativos, que chamem a atenção do público e que sejam memoráveis.
Alcance (Reconhecimento) Já este visa veicular a campanha para o maior número de usuários possível, sempre relacionado ao seu público alvo, é claro. No entanto, essa “estratégia” não leva em consideração o interesse do usuário em relação à marca, o que pode ser uma desvantagem já que não conseguirá fazer determinadas estimativas, como, por exemplo, quem vai ou não interagir com o anúncio. Indicados para a divulgação de um negócio local, funciona como um serviço de panfletagem, visando resultados rápidos e reconhecimento em larga escala. Mas, fique ciente de que usar esse objetivo pode deixar o CTR (taxa de cliques) do anúncio mais baixo.
Tráfego (Consideração) Visa fazer o direcionamento do tráfego já existente para outros canais onde será possível encontrar mais informações, ou a informação mais completa sobre o anúncio (aplicativos, sites, redes sociais e outros), focado nas pessoas que já conhecem a marca. Esse faz parte da etapa de consideração, ou seja, quando o público ainda está conhecendo os produtos e serviços que a marca oferece. Deve ser usado para divulgação de posts de blog realizados pela marca, gerando tráfego das redes sociais para o blog. Lembrando que ao selecionar esse objetivo você será cobrado apenas pelos cliques realizados no link da URL de destino.
Envolvimento (Consideração) Esse objetivo quer gerar reações para o post ou página de negócios. E deve ser usado para melhorar a performance dos anúncios, conseguindo mais engajamento nas publicações. Podemos dividir esse objetivo em 3:
Envolvimento com a publicação: comentários, curtidas e compartilhamentos no post promovido.
Curtidas na página: comentários, curtidas e compartilhamentos na página promovida.
Participação em eventos: participantes para o evento promovido
Instalações de aplicativo (Consideração) Um dos objetivos mais simples, pois visa incentivar o usuário a fazer o download de um aplicativo. O ideal é que este seja usado para aumentar o número de usuários do aplicativo.
Visualizações de vídeo (Consideração) Se seu intuito for obter o maior número de visualizações e engajamento nos seus vídeos, esse é o objetivo ideal para você.
Geração de cadastros (Consideração) Ideal para a geração de leads para a sua marca, e aqui estamos falando de cadastro para receber uma newsletter. Com a vantagem de possibilitar que todos os dados do formulário sejam preenchidos dentro da plataforma, permite que o usuário deixe o seu contato para algum lançamento ou ainda demonstrar interesse por um serviço.
Mensagens (Consideração) Promove a interação dos usuários com a marca pelo Messenger ou WhatsApp, seja para esclarecer dúvidas ou para enviar uma solicitação de compra. Esse objetivo é benéfico para marcas que têm processos de conversão automáticos, como o Facebook Chatbot Messenger que responde às perguntas sobre o produto ou serviço de maneira quase que instantânea. Deve ser usado para oferecer solução facilitadora de conversas, fazendo perguntas e dando respostas de forma automática.
Conversões (Conversão) Mais um objetivo que visa a geração de cadastros, porém, com o diferencial de poder variar conforme os objetivos comerciais da empresa, por exemplo, a visualização de uma página do site, a geração de leads e também as vendas, por que não? Seu uso é ideal para vendas através de aplicativo.
Vendas do catálogo (Conversão) Como o nome já diz, o objetivo deste é fazer vendas do catálogo, você pode conhecer esse objetivo como anúncios dinâmicos. Deve ser usado quando a intenção é fazer diferentes ofertas conforme a disponibilidade no estoque e atualização dos produtos da marca, pois permite integrações com o Facebook. Isso é: o Facebook terá acesso ao seu catálogo de produtos ou serviços, de onde obterá informações relevantes (imagens, preços e quantidade em estoque) para inserir de forma automática nos anúncios. Muito usado no varejo de diversos produtos.
Tráfego no estabelecimento (Conversão) Para finalizar temos o tráfego no estabelecimento que visa despertar o interesse dos usuários no que a loja física tem a oferecer, além de incentivar uma visita à mesma.
E agora que já te contei quais são, como funcionam e quando usar cada Objetivo de campanha do Facebook Ads, entenda também qual é a importância de um bom planejamento de campanha no Marketing Digital.
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Aproveito para indicar o artigo: Conheça os principais termos do Marketing Digital. Aqueles que você não pode esquecer publicados recentemente.
Até o próximo!
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