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Foto do escritorRogério Ramalho

Tá procrastinando para implementar o GA4? Veja essas 5 consequências de não implementar o GA4 agora

Se ainda não fez a transição para o Google Analytics 4, então esse texto é pra você.


Eu vou te dar 5 motivos pra fazer a implementação do GA4 imediatamente!

Vem comigo?


O Adeus do Universal Analytics


Pois, é pessoal, de vez em quando a gente testemunha esses avanços tecnológicos que criam novas ferramentas de mensuração de métricas digitais que podem ajudar muito no nosso trabalho.


O lado ruim disso, é que todo esse avanço pode também aposentar algumas ferramentas com as quais estamos bem habituados.


Nesse texto aqui, eu falo sobre uma outra ferramenta que foi aposentada esse ano: o Google Optimize.


O Universal Analytics vai parar de coletar dados ao final de junho de 2023.


Olho vivo, porque os dados ficarão disponíves somente até o final desse ano e a

partir de 2024 todos os dados vão desaparecer também.


Depois disso, o GA4 vai ser a ferramenta padrão do Google de coleta de dados no ambiente digital.


Então, se você ainda não se programou para fazer essa transição, eu vou aprofundar aqui 5 dos principais motivos para implementar o GA4 agora mesmo!


Acompanhe!


Motivo número 1- O GOOGLE ANALYTICS UNIVERSAL ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS


Como eu te expliquei lá em cima, você não vai mais ter coleta de dados por parte do Google Analytics Universal.

E esse impacto é enorme pra quem trabalha com Analytics.

Então você não vai ter escolha e vai ser obrigado a migrar para uma outra ferramenta de métricas digitais.


Motivo número 2 - A coleta de dados do GA4 não é retroativa


É muito importante saber disso galera: os dados do GA4 não são retroativos, então não vai haver uma migração dos seus dados anteriores.


Você vai perder a capacidade de comparar dados históricos, pois o GA4 só vai coletar os dados a partir do momento que for implementado.


Por exemplo: se você usou o Universal Analytics na sua promoção de Black Friday do ano passado, não vai conseguir comparar com os dados do GA4 nas ações de Black Friday desse ano.


Motivo número 3 - O GA4 É UMA FERRAMENTA 100% NOVA


O GA4 é uma ferramenta de coleta e análise de dados totalmente nova.

O que isso quer dizer?

Que não vai ser da noite para o dia que você vai aprender sobre os relatórios.

Não vai ser da noite para o dia que você vai entender as diferenças de coletas de dados.


Como qualquer novidade, existe uma curva de aprendizado.

Ou seja, leva um tempo até você se familiarizar com as novas possibilidades dessa ferramenta e as suas mudanças.


Por isso, quanto antes você adotar essa nova ferramenta, mais rápido vai entender esse novo ambiente.


Motivo número 4 - O GA4 É UMA FERRAMENTA ADAPTÁVEL


O GA4 é uma ferramenta que se adapta à sua necessidade.


Por exemplo, o Universal Analytics não permite que você altere o modelo de atribuição.

Você podia, dentro do relatório de conversões, usar a ferramenta de comparação de modelos, onde poderia apenas simular os diferentes modelos de atribuição (como o “last click” ou o “first click”).


O GA4 também permite essa simulação, mas oferecendo a mudança da configuração para qualquer relatório.


No entanto, o GA4 não tem mais relatórios prontos como no Universal Analytics, então, você vai precisar criar um plano de mensuração para saber exatamente qual tipo de informações vai querer extrair dele.


Motivo número 5 - NOVAS MÉTRICAS E O FIM DAS MÉTRICAS ANTIGAS


Nessa nova ferramenta, o Google acabou com várias das métricas digitais padrões disponíveis no Universal Analytics, e isso vai ter muito impacto na geração de relatórios no GA4.


Por exemplo: nos relatórios padrões do GA4, você não consegue encontrar nenhuma métrica de “taxa de rejeição”.


Essa taxa passou a ser encontrada somente no “relatório explorar” que faz parte do pacote GA4.


Aqui exponho outras 2 métricas que chegaram ao seu sunset:

  • métrica de duração média da sessão e

  • pageview por sessão.


Mas calma porque existem métricas novas!

Vou destacar 4 delas aqui pra vocês:

  • sessão engajada;

  • sessão engajada por usuário;

  • taxa de engajamento e

  • tempo médio de engajamento.

De um modo geral, apesar das mudanças, o GA4 parece ser uma ferramenta bem promissora para o futuro das métricas de rede!


Entendeu o porque da urgência de implementar o GA4 agora mesmo?


Não perca mais tempo e atualize as suas ferramentas de métricas digitais!


E ai? Curtiu esse conteúdo?


Se quiser saber mais sobre esse assunto leia também:



Valeu galera!


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