Tudo o que você precisa saber sobre TikTok Ads está aqui. Esse é um conteúdo especial para você que usa o app e é indispensável para quem ainda não usa. Então chega junto e vem conferir!
O aplicativo conhecido mundialmente como TikTok surgiu em 2018 na China. Inicialmente tratava-se de uma rede social voltada para vídeos em um formato mais curto. Porém, as coisas mudaram e já não é assim.
A rede cresceu e hoje abriga vídeos mais diversificados, tornando-se o lugar ideal para explorar ao máximo o potencial criativo das marcas. Ou seja, é mais uma ferramenta de marketing para você usar a seu favor e potencializar seu negócio.
Sobre o crescimento dessa rede, trago alguns números atuais que impressionaram as marcas. Vejamos: a base de usuários ativos do TikTok cresceu quase 800% nos últimos anos e hoje a plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários mensais. Ou seja, vale a pena usar no seu negócio.
Dito isso, para trazer aqui tudo o que você precisa saber sobre TikTok Ads, abordarei alguns subtemas. São eles:
O que é o TikTok For Business?
Tipos de anúncios no TikTok
Como os anúncios no TikTok funcionam?
Como criar sua conta no TikTok
Custo dos anúncios no TikTok
Vale a pena usar o TikTok For Business?
Vantagens do TikTok For Business
Sem mais delongas, vamos aos fatos!
O que é o TikTok For Business?
O TikTok For Business é uma ferramenta completa que foi desenvolvida para ajudar profissionais de marketing a veicular anúncios no TikTok.
Ela auxilia o profissional ao longo de todo o processo de criação de anúncios, fazendo:
definição de orçamento;
determinação de alcance de públicos-alvo;
análise de dados de campanhas;
oferece orientação para a criação de anúncios no TikTok Ads Manager.
Tipos de anúncios no TikTok
Embora o único formato publicitário disponível para empresas no app sejam os anúncios em vídeo, existem 5 tipos de anúncios no TikTok, são eles:
Branded Hashtags: anúncios que as empresas usam para inspirar “TikTokers” a criar conteúdos usando uma hashtag definida pela marca e relacionada a ela.
Brand Takeovers: um formato de publicidade que pode incluir TopView, In-Feed e Branded Hashtags, tudo ao mesmo tempo.
Branded Effects: anúncios que usam 2D, 3D ou Realidade Aumentada para adicionar imagens dos seus produtos aos vídeos do TikTok.
In-Feed Ads: vídeos que aparecem na página de descoberta dos usuários, também conhecida como a página para você (ou For You Page).
TopView: vídeos que aparecem uma vez por dia, imediatamente após o usuário abrir o TikTok pela primeira vez.
Vale dizer que a própria plataforma TikTok Ads Manager do TikTok For Business ajuda profissionais de marketing a criar esses anúncios. No entanto, assim como o Instagram, é preciso ter estratégias assertivas por trás.
Como os anúncios no TikTok funcionam?
É relativamente fácil criar um anúncio no TikTok, considerando que embora a plataforma ajude a fazer isso, ainda é necessário contar um especialista em marketing digital e performance para ajudar com estratégias assertivas.
Agora, falando de forma geral, para anunciar no TikTok você precisa:
1° ter uma conta empresarial para montar, gerenciar e monitorar seus anúncios.
2° descrever sua empresa e definir o tipo de pagamento.
3° escolher anúncio simplificado e personalizado (vale dizer que a escolha dos modos não é permanente; sempre dá para mudar).
Modo Simplificado: segue um fluxo simples e direto para a criação de anúncios, deixando todo o trabalho pesado ao encargo do algoritmo do TikTok.
Modo Personalizado: oferece total controle sobre os anúncios, com opções avançadas de personalização, como testes A/B, direcionamento de público com base nos vídeos e interações do criador e combinações de anúncios.
Como criar sua conta no TikTok
Crie uma conta empresarial.
Descreva sua empresa.
Configure seu tipo de pagamento.
Selecione o modo do TikTok Ads Manager.
Monte seu anúncio de acordo com sua estratégia.
Revise e por fim, envie seu anúncio.
Custo dos anúncios no TikTok
Com relação ao custo dos anúncios, preciso dizer que assim como o Instagram, os custos dos anúncios no TikTok serão personalizados conforme a sua escolha de veiculação.
E como eu sempre falo da importância do planejamento e das estratégias personalizadas, não falarei sobre valores aqui. Ao contrário disso, deixarei uma dica que será mais útil e eficiente.
Encontre um especialista em estratégias de anúncios e marketing de performance e converse sobre essa e outras dúvidas que você porventura tenha sobre a plataforma. Assim você não cometerá erros.
Se você precisa conversar, mas ainda não tem um especialista de confiança me conheça e conheça também o meu trabalho e vem conversar comigo sem compromisso, posso te mostrar meus resultados e os dos meus parceiros se necessário. Só não deixe de usar essa ferramenta corretamente para potencializar seu negócio. Combinado?
Vale a pena usar o TikTok For Business?
Para responder essa pergunta muito comum, trarei alguns dados e vantagens do TikTok For Business.
Dados:
A plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários mensais;
O número de anúncios também subiu de 19% para 37% em 2021;
Um relatório da Kantar de 2021 (em inglês) classificou a plataforma como primeiro lugar em questão de igualdade de anúncios, superando Amazon, Instagram, Google e Twitter. E não foi a primeira vez, pois o TikTok já havia encabeçado a lista no ano anterior;
68% dos usuários do TikTok de todo o mundo veem os anúncios veiculados na plataforma como peças únicas e diferentes de outras redes sociais.
Vantagens:
é eficiente para expor seus conteúdos a novos públicos.
vive da informalidade que é o que atrai cada vez mais a geração Z.
tem taxas de engajamento superiores às do Twitter e Instagram.
Agora, sobre se vale a pena usar o TikTok For Business, o que digo é: nas estratégias de marketing que traço para os meus parceiros, o TikTok está incluído e já estamos intensificando o uso, porque reconheço nessa ferramenta potencial para nos levar aos objetivos comerciais e aos resultados desejados em nossas campanhas.
Conclusão de Tudo o que você precisa saber sobre TikTok Ads
O TikTok é uma ferramenta valiosa para o crescimento da sua marca e para potencialização da sua estratégia de publicidade. Com o uso assertivo dessa ferramenta você pode diversificar suas estratégias e alcançar um novo público.
Eu uso muito. Inclusive, me especializei na plataforma nesses últimos tempos e posso te ajudar a entender mais sobre seu uso. É só vir falar comigo!
Como complemento desse assunto, para você que gostou do conteúdo, sugiro outras duas leituras:
Até o próximo conteúdo.
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