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Foto do escritorRogério Ramalho

Tudo que gestores e empresários precisam saber sobre o Tráfego Gratuito e Tráfego Pago

Olá, seja muito bem-vindo ao conteúdo mais contextualizado e atualizado do Marketing Digital. Eu sou Rogério e esse é o primeiro artigo de vários que compartilharei com você sobre esse universo. Então, se quer ficar por dentro de temas e informações relevantes sobre este setor, já te convido a me acompanhar aqui no site e também nas minhas redes sociais.


O artigo de hoje vai tratar das diferenças entre os tráfegos: Tráfego Pago X Tráfego Gratuito. E já vamos começar com uma polêmica!


Imagem Ilustrativa: GOOGLE SEARCH

Você, meu caro empresário/gestor, sabia que não existe tráfego gratuito e que todos os tráfegos são pagos? Pois é. Não existe, e você precisa ficar por dentro disso para não sair prejudicado.


Essa informação, dita assim, pode ter te deixado um pouco confuso, mas calma que já vou explicar, pois, é fundamental que você entenda. Antes, vamos só contextualizar rapidamente o que é o tráfego no ‘marketing’?



O Tráfego no Marketing Digital


O tráfego, no Marketing Digital, de forma bem direta, está se referindo ao conjunto de visitas dos usuários ao seu site e/ou redes sociais, que pode acontecer de duas maneiras: naturalmente que é o que chamamos de “tráfego gratuito/tráfego orgânico", e de forma paga, o famoso tráfego pago.

  • Tráfego Gratuito/tráfego orgânico" acontece sempre de forma espontânea e natural. Por exemplo, quando um usuário faz uma busca na ‘internet’ por um produto ou assunto e acaba encontrando a página do seu site sem ter pago, especificamente, por uma campanha.

  • Tráfego Pago está relacionado aos acessos de usuários que chegaram até o seu site através de uma campanha paga rodada através das ferramentas de redes sociais Facebook e Instagram Ads, e outras, como, por exemplo, Google Ads, LinkedIn Ads e YouTube Ads.

E agora que você conseguiu se familiarizar um pouco mais com o tema, vamos ao mais importante.


Por que não existe tráfego gratuito?


Quase sempre que você se enveredar pelo Marketing Digital visando promover a sua marca ou negócio, seja para gerar mais engajamento ou aumentar suas vendas, você será posto diante de uma decisão muito importante: escolher se vai trabalhar com o “tráfego gratuito” ou com o tráfego pago.


E a grande questão, que, inclusive, vai influenciar diretamente nos seus resultados (gerar engajamento ou aumentar suas vendas), é: você vai pagar pelos dois tráfegos de alguma maneira. Portanto, não existe “tráfego gratuito”, existe apenas aquele que entrega resultados mais rápido que o outro; e essa é a sua verdadeira escolha; qual atende melhor ao seu objetivo.


Isso é: no tráfego pago é tudo muito claro: você paga para aparecer de forma rápida, objetiva/direta para o seu público, ou seja: você literalmente vai pagar para aparecer. E a grande vantagem dessa escolha é que você aparecerá mais rápido, logo, terá resultados mais rápidos também.


Funciona assim: você paga para usar ferramentas de divulgação (Facebook e Instagram Ads, Google Ads, LinkedIn Ads ou YouTube Ads), e já começa a aparecer para o seu público-alvo quase que instantaneamente.


Já no tráfego orgânico, você não vai pagar, diretamente, para aparecer. No entanto, não quer dizer que ele seja gratuito.


- "Explica isso melhor, Rogério!”

Acontece que o tráfego orgânico requer muito mais tempo que o pago, e isso significa que você precisará fazer vários investimentos indiretos até alcançar o seu resultado. Por exemplo, precisará investir tempo e dinheiro na produção de conteúdo (posts, artigos, artes, vídeos), sem falar no investimento em conhecimento para a aplicação das técnicas (Copy e SEO) extremamente necessárias para trabalhar palavras-chave de qualidade e para ser bem ranqueado pelos mecanismos de buscas.


E se ambos são pagos, no fim, o que você tem que avaliar é se o seu negócio ou a sua marca pode esperar tanto tempo. Essa é a verdadeira decisão com relação ao Tráfego Pago X Tráfego Gratuito.


Resumindo: se você quer gerar mais engajamento ou aumentar suas vendas de forma urgente, o tráfego pago é o ideal. Agora, se você tem disposição e tempo para ir trabalhando a sua presença, o tráfego orgânico é uma opção válida.


E aí, deu para entender a diferença entre Tráfego Pago X Tráfego Gratuito e nortear a sua decisão?


Aproveitando que mencionamos o uso de palavras-chave e o ranqueamento, já adianto que esse assunto é a próxima pauta nas minhas redes sociais. Lembrando que também vamos abordar mais especificamente as ferramentas (Facebook e Instagram Ads, Google Ads, LinkedIn Ads e YouTube Ads), as técnicas (Copy e SEO) e muito mais. Fica ligado!


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