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Foto do escritorRogério Ramalho

Você sabe o que é Copywriting? Vem que te explico o que é esse tão famoso Copy!

A Copy ou a Copywriting é um texto persuasivo, empregado geralmente nas imagens, vídeos, áudios e páginas da Internet, com a finalidade de persuadir a audiência.

Quer saber mais sobre o que é copywriting e como a copy é usada? Então vem comigo. Vamos juntos entender por que ela é tão fundamental para o Marketing Digital.

O que é copywriting?


A Copywriting é a técnica de escrever persuasivamente, levando o público a realizar ações planejadas. Ela está presente nos jornais e revistas, bem como na televisão e nas rádios, e já há décadas nos anúncios de Marketing.


É a copy que diferencia o sucesso de um produto de outro, ao torná-lo irresistível a audiência, principalmente nas competições tão acirradas por mercado na Internet! Pode-se dizer que o sucesso dessa técnica se dá ao fato dela poder ser aplicada em vários formatos, servindo, inclusive, como roteiro para a criação de vídeos, de propagandas e de anúncios para mídias pagas, e até para podcasts. Quando falamos da copy, propositalmente aplicada para o Marketing Digital, entendemos que ela também serve como texto para redes sociais ou blogs. Nesse caso, se for empregada com o SEO e otimizada para mecanismos de busca, torna-se uma ferramenta poderosa no aumento de visibilidade e nas vendas de um site.


A copy é muito eficiente e, por isso também está cada vez mais sendo usada nos textos das landing pages (páginas de conversão da audiência em leads), e até mesmo na construção dos fluxos de e-mail marketing. Bom, que essa é uma técnica poderosa para o marketing, a gente já percebeu, não é mesmo?! A questão é: como fazer uma copy para o marketing digital? E acho que posso ajudar com isso também. Vejamos! Leia também: Confira! NOVOS TERMOS para CRIAÇÃO de ANÚNCIOS NO Meta Ads, começam a valer já em janeiro de 2023

Como fazer uma copy para Marketing Digital?


A primeira coisa que tem que vir à sua mente quando falamos de copy no marketing digital, é: a técnica de copywriting tem o propósito de levar o lead (possível cliente) a realizar uma ação. E para que isso aconteça, será preciso seguir algumas estratégias. São elas:

1° Definir o objetivo

Ter um objetivo claro é o primeiro passo para a criação de uma copy eficiente. Lembrando que ela deve sempre estar alinhada com o seu objetivo.

Por exemplo: se o seu objetivo for fechar mais contratos, sua copy precisará:

  • Chamar a atenção dessas pessoas;

  • Argumentar por que seu serviço é ideal para sanar os problemas delas;

  • Ter uma chamada para ação, que pode ser pedir para que as pessoas entrem em contato com sua empresa.

2° Conhecer seu público


Com o primeiro passo claro, o próximo passo é estudar o seu público, a fim de conhecê-lo melhor. Só assim, você conseguirá criar uma copy que desperte curiosidade e faça o público prestar atenção à sua mensagem. O ideal é que a sua copy desperte curiosidade e emoções positivas nas pessoas para que elas recebam bem a sua sugestão e execute a ação desejada.


Para isso, sua copy precisa:

  • Está conectada com quem está falando (seu público-alvo e as personas dentro dele);

  • Está conectada com a linguagem da plataforma e formato de conteúdo, bem como a etapa do funil de vendas em que a pessoa se encontra.

3° Criar um bom título


Você não tem muito tempo para prender a atenção do público, então, dedique-se a desenvolver um título que faça a audiência parar e prestar atenção no que está sendo dito. Só para lembrar, o seu "título" será toda e qualquer frase, anúncio, cabeçalho ou parágrafo que aparecer primeiro no conteúdo.

Use os melhores gatilhos para gerar uma emoção intensa ou curiosidade. Então, pense em:

  • Quais palavras deve usar;

  • Qual tema irá gerar um vínculo instantâneo como a pessoa que está do outro lado;

  • E quais emoções você quer cultivar nos clientes, antes, durante e até mesmo após.

4° Conte uma boa história


Um copywriting jamais deve escrever uma copy engessada, pois dessa maneira não criará um vínculo para prender a audiência até o final da mensagem e isso não é bom. Por isso, em vez de despejar um monte de palavras e descrições nas pessoas, você deve criar um storytelling. Ou seja, deve contar uma boa história.


5° Usar gatilhos mentais


Por último, mas não menos importante, use gatilhos mentais de forma que a sua audiência:

  • Reaja ao título do conteúdo;

  • Decida ficar até o fim da mensagem;

  • Deseje agir o mais rápido possível.

Para isso é fundamental que você empregue bem os gatilhos mentais, pois são eles que aceleram o processo de decisão do público e o motiva a seguir para o próximo passo da jornada.


Falando nisso, os 6 gatilhos mentais mais poderosos do marketing são:

  1. Prova social: Mostra que o serviço ou produto transformou a vida de outras pessoas positivamente;

  2. Rapport: Cria conexão com o público.

  3. Escassez: Cria urgência no público, mostrando que a oferta é limitada e que ele precisa decidir quanto antes;

  4. Reciprocidade: Entrega algo de valor para a audiência a retribuir a ação;

  5. Comprometimento: Declaração pública de que o produto ou serviço tem um objetivo nobre e que o público precisa ajudar na empreitada;

  6. Autoridade: Prova definitiva de que se é bom e sabe do que está falando!

E aí? Gostou do conteúdo? Quer entender mais sobre marketing digital?


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